quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Principio "Revolta"


Embora seja um prazêr e até mesmo um sonho com que me encontro a abrir este blogue, O Motivo que me levou a fazê-lo não é nem por sombras um dos melhores.

No inicio do mês de Maio depois de um descuido que tive para com a minha Filha que nasceu no Dia 11/09/2008 fui ao Hospital da Estefânia em Lisboa, afim de poder garantir que a queda que a minha Filha tinha contraido não Deixaria nenhuma sequela, no entanto desde da sua nascença a minha Filha apresentava no cimo da sua cabeça mesmo por cima da moleirinha um pequeno alto, alto esse que sempre que questioná-mos a Médica Pediatra do Centro de Saude da Encarnação que a acompanha desde o seu nascimento, a Médica sempre nos tranquilizou alegando que de nada se tratava a não sêr uma pequena Deformação devido ao esforço exercido durante o trabalho de parto e que o alto haveria de se dissolvêr ao longo do tempo por si próprio.
Eu sou sincero, nunca fiquei muito convencido com esta explicação mas na realidade tambem de nada fiz, Limitava-me a perguntar sempre que lá voltava à próxima consulta sobre a situacção e alegando que o alto não dava intenções de desaparecêr, e a resposta era sempre a mesma.
Começei a sair da consulta e a estranhar o porquê. Pelo qual a Médica não solicitava qualquer tipo de exame para obtêr uma confirmação da sua teoria, já que na teoria a mentalidade que deveriamos adequirir de uma vez por todas na nossa sociedade era a da Prevenção.
Principalmente a classe Médica pois além de não nos podermos esquecêr que é uma Classe a quem nós enquanto cidadãos necessitamos da sua Experiência e Conhecimentos.
Então aproveitando a minha ida ao Hospital da Estefânia, Aproveitei para questionar a Médica que atendeu a minha Filha tendo em conta que a queda que a minha Filha tinha acabado de sofrêr teria embatido com a cabeça.
A médica prontamente pediu um Raio-X, que após têr sido visualizado e gerado algumas duvidas passou a um Neuro-cirugião que Requesitou de imediato a elaboracção de um T.A.C., que para a nossa sorte a minha filha nem precisou de sêr Anestesiada (Sim a minha Filha é uma Mulher).
Após o Neuro-Cirugião têr visionado o exame e têr conversado com uma equipa de Médicos que se encontrava com ele.
virou-se para mim e disse-me.
A sua filha têm um pequeno Tumor, uma pequena bola de gordura com pêlo entre o crâneo e a pele.
Ai,Ai...
Ai,Ai,Ai,Ai...
Em 5 segundos passou-me todo um filme acabado de Realizar num dos estudios de Hollywood, preparado para sêr o próximo record de bilheteiras.
Foi desta forma que um dos Médicos que o acompanhava decidiu certamente após têr olhado para mim, Explicar-me como se eu Fosse uma Criança com o mesmo tempo exactamente que a minha filha têm, o que era, como era, como se forma, como se intervêm,quais os perigos, e que era algo Benigno.
Ufa...Ufa...Ufa...
Ai,Ai...
Ufa...
Então não é que desta vez em apenas 1 segundo tive que modificar o final de todo o filme?

Bem, agradeço a toda esta equipa.
Começando na Médica que recebeu inicialmente a minha filha até ao vigilante do Hospital que se encontrava de Serviço nas Urgências.

Pela postura Profissional e Humana que deveria sêr uma unânimidade nos Serviços Sociais de Saùde, e que infelizmente ainda é uma UTOPIA  no nosso País.

Este caso ainda está distante de se encontrar resolvido, mas no entanto aquilo que inicialmente parecia têr se tornado num poço fundo e escuro, rápidamente se começou a detectar pequenas fendas nas paredes do poço que me estão a premitir subir e alcançar um foco de luz.

Quanto á Médica do Centro de Saude da Encarnacção, em breve me irá vêr novamente com a total certeza, mas uma certeza também me acompanha é que não será no seu consultório, mas sim no espaço certo para quem erra para com um Sêr Humano.

Se o Nosso País detêm as ferramentas adequadas para que a classe Médica em vez de apenas se seguir por um simples instinto,teimosia ou excesso de confiança. Passar por questões de prevenção a utilizá-las de forma a garantir factos Cientifícos que não coloquem a vida de terceiros em jogo, e como nem toda a classe Médica se revê certamente nestas actitudes de desleixo que vão denegrindo dia após dia a sua Actividade Profissional e colocando em causa possivelmente tambem as vidas dos seus familiares.

Este caso será mais um caso para um dos nossos Tribunais.
A minha Filha está bem encaminhada. e a minha sobrinha? E o meu neto?

como estão advinhar mais situacções vão surgir.

Um Enorme Abraço


1 comentário:

  1. Infelizmente, temos muitos profissionais, pouco profissionais...

    No teu lugar faria o mesmo...

    Tens todo o meu apoio Amigo, pessoas como essa sra a quem tratam por médica, deve ser punida.

    Um beijinho para a tua filhota...

    =)

    ResponderEliminar